Programa

Na formação em Recursos de Apoio à Aprendizagem, os Professores e/ou Terapeutas aprenderão como se desenvolve uma aprendizagem viva, criativa e em movimento, com bases antroposóficas.

Os alunos irão ampliar a suas bases de competências práticas e compreenderão o desenvolvimento neuromotor do ser humano por uma abordagem dinâmica.

Além de capacitar os formandos no processo de apoio às dificuldades de aprendizagem, esta formação dará condições aos participantes de compreender e atuar no processo de inclusão escolar de seu aluno.

Programa

O curso habilita em:

  • Desenvolvimento Motor
  • Desenvolvimento Neurológico –Reflexos Primitivos
  • Diagnóstico em Extra Lesson
  • Maturidade Escolar e visão sistémica da escola
  • Conceitos Antroposóficos
    • Quadrimembração do ser humano e suas polaridades
    • Trimembração do ser humano e suas polaridades
    • Os sete processos vitais no processo de aprender
    • Os sete processos vitais no corpo etérico
    • Os 12 sentidos no processo de aprender
    • Tipos Constitucionais e Temperamentos aplicados à educação
    • O gesto das cores
    • Observação Gotheanística
    • Lei Pedagógica
    • Pedagogia Meditativa
    • Correntes Supra Sensíveis do Ser Humano e da Terra
  • Conceitos da Psicopedagogia e Psicomotricidade
    • Perturbações da Aprendizagem
    • Inteligências Múltiplas
    • Processamento Visual
    • Processamento Auditivo
    • Geografia Corporal
    • Dominância e Lateralidade
    • Barreiras Medianas – Esticar e Verticalizar
    • Afinidade Olho Cor
    • Desenvolvimento da Motricidade Fina
    • Coordenação Viso manual
    • Inclusão Escolar –condições para a escola ser um espaço de inclusão – Decreto Lei 54/2018 – Portugal
  • Aplicação de exercícios de movimento e pintura em classe e individualmente (métodos de Audrey McAllen e Uta Stolz)

A formação é semi-presencial, sendo realizada durante 23 meses divididos  em 12 módulos ( 6 módulos online e 6 módulos presenciais). O curso tem um Total de 460 horas de aulas teóricas e práticas de movimento e atividades artísticas, incluindo 60 horas de tarefas práticas  com supervisão ( 9 horas de prática individual , 9 horas de  supervisão individual e 42 horas  de prática supervisionada no módulo de Avaliação Final). Cada módulo envolve pesquisas individuais e trabalhos práticos com crianças para integrar a teoria e os aspetos práticos de cada módulo. Os módulos são compostos por uma série de tópicos cumulativos e progressivos, para construir a teoria e a aplicação prática. Os módulos online são ensinados como unidades separadas, sendo possível realizá-los de forma avulsa.