Programa
Na formação em Recursos de Apoio à Aprendizagem, os Professores e/ou Terapeutas aprenderão como se desenvolve uma aprendizagem viva, criativa e em movimento, com bases antroposóficas.
Os alunos irão ampliar a suas bases de competências práticas e compreenderão o desenvolvimento neuromotor do ser humano por uma abordagem dinâmica.
Além de capacitar os formandos no processo de apoio às dificuldades de aprendizagem, esta formação dará condições aos participantes de compreender e atuar no processo de inclusão escolar de seu aluno.

O curso habilita em:
- Desenvolvimento Motor
- Desenvolvimento Neurológico –Reflexos Primitivos
- Diagnóstico em Extra Lesson
- Maturidade Escolar e visão sistémica da escola
- Conceitos Antroposóficos
- Quadrimembração do ser humano e suas polaridades
- Trimembração do ser humano e suas polaridades
- Os sete processos vitais no processo de aprender
- Os sete processos vitais no corpo etérico
- Os 12 sentidos no processo de aprender
- Tipos Constitucionais e Temperamentos aplicados à educação
- O gesto das cores
- Observação Gotheanística
- Lei Pedagógica
- Pedagogia Meditativa
- Correntes Supra Sensíveis do Ser Humano e da Terra
- Conceitos da Psicopedagogia e Psicomotricidade
- Perturbações da Aprendizagem
- Inteligências Múltiplas
- Processamento Visual
- Processamento Auditivo
- Geografia Corporal
- Dominância e Lateralidade
- Barreiras Medianas – Esticar e Verticalizar
- Afinidade Olho Cor
- Desenvolvimento da Motricidade Fina
- Coordenação Viso manual
- Inclusão Escolar –condições para a escola ser um espaço de inclusão – Decreto Lei 54/2018 – Portugal
- Aplicação de exercícios de movimento e pintura em classe e individualmente (métodos de Audrey McAllen e Uta Stolz)
A formação é semi-presencial, sendo realizada durante 23 meses divididos em 12 módulos ( 6 módulos online e 6 módulos presenciais). O curso tem um Total de 460 horas de aulas teóricas e práticas de movimento e atividades artísticas, incluindo 60 horas de tarefas práticas com supervisão ( 9 horas de prática individual , 9 horas de supervisão individual e 42 horas de prática supervisionada no módulo de Avaliação Final). Cada módulo envolve pesquisas individuais e trabalhos práticos com crianças para integrar a teoria e os aspetos práticos de cada módulo. Os módulos são compostos por uma série de tópicos cumulativos e progressivos, para construir a teoria e a aplicação prática. Os módulos online são ensinados como unidades separadas, sendo possível realizá-los de forma avulsa.

