Saúde na escola – uma prática a ser aprendida

Para Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, o ensino deve ter um carácter sanador, tendo por meta dar suporte e promover o desenvolvimento integral saudável do ser humano, comportando as esferas corpórea, psíquica e espiritual.

Saúde na escola – uma prática a ser aprendida

A estrutura da pedagogia Waldorf aponta para a valorização da individualidade, afirmando que, quando esta individualidade (comandada pelo seu componente espiritual) está harmonicamente organizada resulta em um desenvolvimento e crescimento saudável.​

Muitas vezes, as escolas mesmo possuindo bases pedagógicas sanadoras, encontram desafios que a nossa época nos impõe. Um crescente número de crianças com dificuldades de aprendizagem e famílias carentes de orientação, fazem com que as escolas muitas vezes não tenham as ferramentas necessárias para atender tamanha demanda. Professores e instituição escolar também precisam de suporte adequado e uma formação contínua e especializada na área da saúde. ​

Perante esta demanda cada dia mais frequente nas escolas, o Mover o Saber, criou este projecto, procurando unir as práticas da Pedagogia Waldorf, através da Pedagogia Curativa e Método Extra Lesson e as práticas da Medicina Antroposófica , dialogando este conhecimento com os princípios da abordagem Pikler  e bases cientificas da psicopedagogia, psicomotricidade e neurociências.​

A salutogênese propõe analisar as condições ideais que todo indivíduo precisa para o seu desenvolvimento ao longo da vida, numa aprendizagem constante desde a mais tenra idade, cujas experiências o capacitam a “desviar” e/ou “lidar”de maneira adequada com situações críticas, ou seja, adquirir um alto grau de “resiliência”.​

O objectivo deste trabalho é dar o suporte necessário à instituição escolar, fornecendo estratégias adequadas ao fortalecimento da “resiliência”de seus membros, cuidando da instituição como um organismo vivo que precisa de um suporte adequado, fornecendo-lhe ferramentas para que possa caminhar autonomamente na promoção da sua saúde. ​

O movimento pela inclusão de pessoas com necessidades especiais, dentro das escolas regulares de ensino, é um movimento de profunda transformação da nossa época, tornando necessário o diálogo constante entre a Pedagogia Waldorf e a Pedagogia Curativa (Educação Terapêutica). Os professores que geralmente estão direccionados às três grandes áreas do ser humano: pensamento, sentimento e vontade, agora precisam de actuar no seu dia-a-dia com as polaridades em desequilíbrio e, muitas vezes, não tem formações específicas nem instrumentos para tal.​

“Ajudar as crianças que precisam se conciliar no seu caminho de encarnação com as maiores e mais pesadas dificuldades; realizar essa ajuda a partir de uma compreensão espiritual do ser humano, de uma visão real da encarnação de cada caso no contexto global do seu destino; fazer isso tudo num grupo de pessoas, em conjunto e com uma disposição crístico-religiosa – essa era essencialmente a Educação Terapeutica Antroposófica, de acordo com Ita Wegman”

O acto de ensinar torna-se desta maneira uma questão da saúde, e a saúde, primariamente, uma questão pedagógica.  Ensinar a ser saudável é a nossa principal tarefa enquanto grupo terapêutico com base antroposófica. Cuidando e fornecendo instrumentos necessários para que a instituição escolar e as famílias possam fortalecer-se, cumprindo a sua missão de cuidar de crianças que sejam capazes de viver saudavelmente e em plena liberdade.​

O Impulso Micaélico no Movimento da Pedagogia Curativa*

Por Mônika Lustosa Polati, Pedagoga Curativa e Professora Waldorf Época de Micael/2007